Superabril chega com sustentabilidade para o turismo

Compartilhe:

Crédito/Foto: Luciola Vilella – MTUR

Já chamado no setor como “superabril”, o mês com maior quantidade de feriados aquece não só as prateleiras dos supermercados com ovos, barras e bombons de chocolate. É uma boa oportunidade para o trade turístico compensar os períodos de coelhos magros – aliás, de vacas magras.

Pesquisa da plataforma Booking.com aponta que 82% dos viajantes brasileiros acham que estar junto com a família é uma motivação importante para viajar. E como a Semana Santa é um “feriado família”, movimenta bastante o segmento.

Rio novamente eleito

O Rio de Janeiro se mantém na mesma posição dos anos anteriores como destino campeão na Semana Santa, segundo dados dessa sondagem.

“O Rio de Janeiro tem uma beleza irreverente e está entre os destinos mais procurados. É um dos lugares mais conhecidos ao redor do mundo. O Arpoador, a Mureta da Urca, a Lagoa Rodrigo de Freitas e as praias de Copacabana e Ipanema são lugares incríveis para apreciar a cidade”, justifica Patrícia Guedes, fundadora da plataforma Passagens Imperdíveis.

Após o Rio de Janeiro, surgem no Top Five da Páscoa: São Paulo, Gramado (RS), Caldas Novas (GO) e Porto de Galinhas (PE).

“O ranking é bem diverso, apresentando tanto grandes cidades quanto destinos de natureza, praia e montanha, além de contar com representantes das regiões Sudeste, Nordeste, Sul e Centro-Oeste. Além disso, a lista inclui Porto de Galinhas, em Pernambuco, que foi eleito o oitavo destino mais acolhedor do mundo para 2023, de acordo com a premiação Traveller Review Awards, da Booking.com”, explica Uillians Batista, gerente comercial da Booking.com.

Outros feriados

Este mês abriga ainda os dias de Tiradentes (21 de abril) – também numa sexta-feira – e do Trabalhador (1º de maio – segunda-feira), emendando com o último final de semana de abril. Isso sem contar com o regional fluminense, de São Jorge, (23 de abril), que este ano aparece como um feriado café com leite, pois cai em um domingo, tendo pouco impacto no trade turístico.

Pacotes e promoções como estratégia

Mas não foram somente os feriadões responsáveis pelo bom desempenho do Rio de Janeiro. Uma série de promoções, campanhas de divulgação e criação de novos atrativos ajudam nesse resultado positivo para o estado inteiro.

“É uma alegria saber que nossa cidade é a escolha número um para muitos turistas. Ter a cidade como escolha de viajantes reflete o trabalho de promoção do destino realizado por nós, da iniciativa privada junto aos órgãos públicos. Nosso empenho é proporcionar que os visitantes tenham a melhor experiência possível em sua passagem pelo Rio “, disse a diretora-executiva do Rio CVB/VisitRio, Roberta Werner.

O investimento em campanhas não tem ficado restrito à Cidade Maravilhosa. Um trabalho conjunto vem sendo feito para aumentar o tempo de permanência com o oferecimento de atrativos do interior e litoral do estado como complemento para a estada.

“O Rio vem desenvolvendo um trabalho constante. Temos muitos produtos maravilhosos já consagrados, mas estamos trabalhando para que haja mais atrações na cidade e no interior para que o turista possa descobrir ou redescobrir mais maravilhas da cidade e do estado”, conta Guilherme Abreu, presidente da Federação de Bureaus do Estado.

Fonte: IG

Leia mais

Rolar para cima