Grandes eventos impulsionam economia em Petrópolis

Compartilhe:

Palácio de Cristal sedia a Flipetrópolis – Crédito/Foto: Divulgação

Desde a abertura, em 1º de maio, Flipetrópolis tem contribuído para movimentação do setor de hospedagem e alimentação da cidade

A Feira Literária Internacional de Petrópolis (Flipetrópolis) está dando boas vindas antecipadas à alta temporada, que normalmente se inicia com o inverno na cidade, impulsionando a economia já no início de maio, ainda no outono. O reflexo já pode ser percebido no setor de hospedagem e alimentação, no Centro da cidade, com aumento do movimento já a partir do feriado, em 1º de maio, data de abertura do evento. 

Germano Valente, presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Petrópolis (SindTurismo) acredita que ter uma programação relevante durante todo o ano é importante para que pessoas de outras regiões procurem a cidade, se hospedem e movimentem também setores como comércio e serviços. “A arquitetura e história de Petrópolis já são atrativos da cidade, mas para que a gente possa reter esse turista para que fique por mais dias, os grandes eventos são fundamentais”, disse. 

Proprietário de um bar e restaurante na Rua 13 de Maio, Augusto Pelegrini disse que houve um aumento de 20% do movimento desde o início da feira e acredita que este número deve crescer no fim de semana. “Nossa expectativa é ainda mais positiva para o sábado e domingo, que deve atrair mais pessoas para a Flipetrópolis e, consequentemente, aumentar o nosso movimento, principalmente no horário do almoço”, diz.

Eventos movimentam economia em Petrópolis – Foto: Divulgação Pelegrini

Para Germano, além de ser uma oportunidade para quem vem de fora, grandes eventos também são importantes para os moradores, que têm mais uma oportunidade de cultura, entretenimento e lazer. Neste caso, em um espaço importante historicamente, que é o Palácio de Cristal. “Sediar grandes eventos cria também um senso de orgulho e pertencimento na comunidade local. Os moradores se sentem parte de algo importante”, acrescenta. 

Leia mais

Rolar para cima