FBHA discute desafios da aviação regional em reunião estratégica com Tomé Franca

Compartilhe:

Alexandre Sampaio em reunião com Tomé Franca – Foto/Divulgação FBHA

Secretário nacional da Aviação Civil recebeu Alexandre Sampaio 

A FBHA participou de uma importante reunião com o secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, para apresentar recomendações e propostas voltadas ao fortalecimento da aviação regional no Brasil, com ênfase na Amazônia Legal. Na ocasião, o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio abordou questões como a alta judicialização do setor, que afasta empresas low-cost do país, e a necessidade de alinhar legislações conflitantes, como a Resolução 400, da ANAC e o Código de Defesa do Consumidor. Também foram abordados temas como a cabotagem, o uso do Fundo Nacional de Aviação Civil, o alto custo do QAV, tarifas elevadas e a concentração de mercado.

“O objetivo principal  deste encontro foi falar sobre os desafios que sofrem a aviação regional com relação também à alta tarifa de passagens aérea, concentração de mercado por três empresas, infraestrutura aeroportuária, falta de infraestrutura e alto valor do combustível do QAV. Importantes demandas que impactam diretamente no pleno funcionamento do turismo brasileiro”, detalhou Sampaio.

Alexandre Sampaio e Tomé Franca – Foto/Divulgação FBHA

Durante o encontro, o secretário apresentou o programa AMPLIAR — uma iniciativa que busca atrair investimentos privados para modernizar e ampliar aeroportos regionais, especialmente em áreas estratégicas com baixa conectividade. A proposta visa garantir melhorias em até 100 aeroportos, aumentando o acesso e a integração do transporte aéreo no país. Também estiveram presentes representantes da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do Ministério de Portos e Aeroportos.

Por Aline Ramos e Larissa Borges
Assessoria de Comunicação da FBHA.

Leia mais

Rolar para cima