SINDIPA-MG valoriza gastronomia em Circuito de Degustação de Vinhos às cegas no Sul de Minas Gerais

Compartilhe:

Crédito/Foto: Iago Almeida / Assessoria de Imprensa SINDIPA

Entre março e abril de 2024, o SINDIPA (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Pouso Alegre), filiado à FBHA, promoveu junto da “Vamos Degustar”, o ‘Circuito Vinhos e Gastronomia’ em Pouso Alegre/MG. O evento percorreu quatro restaurantes afiliados na cidade, que apresentaram pratos da rica gastronomia mineira, que está entre as mais procuradas e bem avaliadas do país.

O objetivo do evento foi proporcionar aos participantes uma experiência única de harmonização entre pratos do cardápio dos estabelecimentos e vinhos, no formato de degustação às cegas. A valorização da gastronomia mineira foi amplamente divulgada nos canais oficiais do sindicato. Os participantes puderam conhecer mais sobre o processo de experimentação e harmonização, com curiosidades sobre as características dos vinhos e das regiões de onde provém.

“Participar dos quatro dias do Circuito Vinhos e Gastronomia foi uma experiência enriquecedora. Tivemos a oportunidade de valorizar a gastronomia mineira, com pratos que representam a nossa identidade cultural, e ao mesmo tempo explorar a riqueza dos vinhos em harmonizações surpreendentes. É um evento que uniu sabores, conhecimento e experiências sensoriais, promovendo a gastronomia regional e incentivando a apreciação de vinhos de qualidade. Sem dúvida, iniciativas como essa fortalecem o setor e elevam o padrão da gastronomia em Pouso Alegre e em toda a região sul de Minas Gerais”, disse o presidente do SINDIPA, Rolando Brandão.

A intenção do SINDIPA é colocar o evento no calendário de Pouso Alegre, atingindo cada vez mais restaurantes, bares, cafeterias e lanchonetes. A maioria das comidas mineiras é feita com ingredientes nativos da região. Além de ter um grande valor simbólico, a culinária mineira também é considerada um fator de desenvolvimento econômico, social, turístico e cultural para o Estado.

As diversas possibilidades das “cozinhas de Minas” conseguem representar, ao mesmo tempo, a rica história do estado e suas potencialidades no turismo gastronômico e na indústria criativa. Admirada e reconhecida nacional e internacionalmente, a gastronomia mineira ganhou uma data representativa em 2012, quando o Governo do Estado definiu que em todo dia 5 de julho, seria comemorado o Dia da Gastronomia Mineira.

“No Circuito Vinhos e Gastronomia seguimos a essência do nosso projeto Vamos Degustar: degustações às cegas, para que cada vinho fosse sentido e avaliado sem preconceitos. Optamos por trazer apenas rótulos do Leste Europeu — vinhos fora do óbvio, que surpreenderam pela qualidade e autenticidade. E mais: mostramos como eles podem brilhar ao lado de pratos incríveis da nossa gastronomia local”, disse Rafhael Pierini.

Crédito/Fotos: Iago Almeida / Assessoria de Imprensa SINDIPA

Pratos apresentados no circuito

O Restaurante Huragano ofereceu uma entrada com torradas cobertas com pesto de rúcula, queijo cottage e tomates confitados. Já o prato principal contou com bife ancho grelhado ao ponto, acompanhado com batata recheada com queijo e bacon e um cuscuz marroquino com damascos e amêndoas.

No Restaurante Dona Bernadete, o Cheff Samuel Meyer ofertou dois pratos ricos da gastronomia da região da Mantiqueira: uma salada de pêra com queijo gorgonzola e nozes como entrada; e uma truta ao pinhão, acompanhada de risoto de limão siciliano, no prato principal.

O Restaurante Casarão apresentou como entrada uma saborosa Salada Caprese, com tomate, alface, mussarela de búfala e manjericão. Enquanto no prato principal, o filé à parmegiana (frango/mignon) foi acompanhado de arroz e batatas fritas.

Já o Restaurante Mediterrâneo serviu como entrada uma saborosa bruschetta, enquanto no prato principal, foi apresentado um suculento filé mignon acompanhado de risoto de brócolis.

“O Circuito Vinhos e Gastronomia é um evento que, além de destacar o que há de melhor na nossa gastronomia regional, também promove a integração dos profissionais do setor de alimentação e bebidas de nossa cidade. A harmonização entre pratos típicos da nossa terra e vinhos de qualidade proporciona uma experiência única, que valoriza ainda mais o trabalho dos nossos restaurantes e chefs locais. Como presidente do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Pouso Alegre, fico muito orgulhoso em ver iniciativas como essa ganhando força”, disse Rolando Brandão.

Texto e imagens Iago Almeida / Assessoria de Imprensa SINDIPA

Leia mais

Rolar para cima