
Setor teve desempenho estável; inflação de alimentos ficou novamente entre os grupos que mais contribuíram para a alta do indicador geral de inflação em fevereiro
O Instituto Foodservice Brasil (IFB) divulgou o Índice de Desempenho do Foodservice (IDF) para janeiro de 2025. Os dados apontam crescimento nominal de 7,5% nas vendas em relação ao mesmo período de 2024, embora o avanço real (descontada a inflação) tenha sido de 0,8%, refletindo o impacto do cenário econômico sobre o setor.
A análise incluiu as vendas em mesmas lojas (unidades com mais de um ano de operação), que registraram crescimento, ainda que moderado. O desempenho foi influenciado por fatores como o consumo típico do início do ano e medidas como programas de fidelidade, embora o ritmo permaneça alinhado ao contexto macroeconômico.
O número total de transações em estabelecimentos do segmento (incluindo redes franqueadas e lojas próprias) apresentou aumento de 1,4% em relação a janeiro de 2024, movimento que indica manutenção do volume de operações no período.
“Os dados reforçam a resiliência do setor em um ambiente econômico complexo. A combinação de adaptações estratégicas e retomada gradual do consumo sugere um caminho de crescimento contido para 2025, com atenção constante aos desafios do mercado”, afirma Ingrid Devisate, diretora-executiva do IFB.
A inflação de alimentos ficou novamente entre os grupos que mais contribuíram para a alta do indicador geral de inflação em fevereiro. Segundo dados do IPCA Amplo, o grupo alimentação e bebidas apresentou variação de 0,70% no mês passado, contribuindo com 0,15 pontos percentuais no índice geral. Em fevereiro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou a maior alta para o período em 22 anos, com aumento de 1,31%.
Fonte: Monitor Mercantil