Vindima em Gramado encanta turistas com valorização da cultura

Compartilhe:

Jussara Armond e família. Crédito/Foto: Cleiton Thiele

Evento tem atividades gratuitas até 9 de março, como pisa da uva e apresentações artísticas

A 4ª Vindima em Gramado tem encantado turistas que visitam a cidade para vivenciar de perto a cultura, a gastronomia e as tradições da imigração italiana. Com o evento, os visitantes têm a oportunidade de participar de experiências únicas que tornam a celebração da colheita da uva um momento inesquecível.

A programação da Vindima inclui desde pisa da uva até apresentações culturais e gastronômicas que destacam a influência italiana na região. Um dos destaques é o pocket show Vindima da Esperança, que homenageia os 150 anos da imigração italiana com música, dança e narrativas emocionantes. O espetáculo tem sido um dos pontos altos do evento. 

Os turistas que chegam a Gramado nesta época relatam estar impressionados com a receptividade da cidade e a autenticidade das experiências oferecidas. Este foi o caso da família Armond, que está visitando a cidade pela quinta vez e, desta vez, se apaixonou pela Vindima em Gramado.

“Amamos a programação do evento. Temos antepassados italianos, então gostamos muito de nos conectar com a cultura e com a gastronomia. Adoramos visitar Gramado, desde que conhecemos a cidade pela primeira vez, não paramos mais de vir”, conta a aposentada Jussara Armond, de 66 anos.

Moradores de Belo Horizonte/MG, Jussara e família destacam como pontos fortes da programação a parte musical temática e também a exposição de produtos fabricados em Gramado. “Sempre gostamos muito de levar os produtos daqui, são de muita qualidade. E, aqui na Vindima, ficamos muito feliz que existe esse espaço de produtos, além, claro, da programação musical do ambiente que anima muito”, completa a turista. 

Fora as apresentações artísticas, as vinícolas Stopassola, Benvic, Seganfredo, Masotti, Arte Líquida, Família Lazaretti e Casa da Tapera estão presentes no evento e contam com programações próprias em suas propriedades. As visitações e atividades podem ser reservadas diretamente com cada vinícola. 

Na parte de alimentação, o evento conta com a presença do restaurante Candido’s (com sete opções de pizza, sendo cinco salgadas e duas doces, e duas opções de massas com três molhos) e do Versalla Cozinha Contemporânea (com  duas opções de risotos e tábua de frios). Os pratos variam de R$ 35 a R$50. Há ainda uma Cave, com a comercialização de produtos de vinícolas da cidade.

Confira a programação geral dos próximos dias

25 de fevereiro de 2025 – Terça-feira

18h – Márcio Pinheiro

20h – Matheus Tomazelli

26 de fevereiro de 2025 – Quarta-feira

16h – Nolasco

18h – Matheus Tomazelli

20h – Robson Leonardo

27 de fevereiro de 2025 – Quinta-feira

16h – Robson Leonardo

18h – Coro Vozes de Gramado

20h – Márcio Pinheiro

28 de fevereiro de 2025 – Sexta-feira

18h – Coro Vozes de Gramado

19h – Vindima da Esperança – Pocket Show

20h – Candy Belloto

1º de março de 2025 – Sábado

16h – Matheus Tomazelli

17h – Workshop História do Vinho

18h – Robson Leonardo

19h – Pisa da Uva

20h – Vocal Allegro

2 de março de 2025 – Domingo

18h – Candy Belloto

19h – Vindima da Esperança – Pocket Show

20h – Nolasco

3 de março de 2025 – Segunda-feira

18h – Matheus Tomazelli

19h – Vindima da Esperança – Pocket Show

20h – Márcio Pinheiro

A 4ª Vindima em Gramado tem apresentação da Secretaria de Estado da Cultura, Patrocinador Master GAV Resorts,  Apoio Sicredi Pioneira e RBT Internet, Hospedagem Oficial Laghetto, Colaboração Museu do Vinho Gramado, Agente cultural Marca Produções,  Promoção Prefeitura Municipal de Gramado, Financiamento Pró-Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Realização Gramadotur.

Leia mais

Rolar para cima